Compartir el mate es un símbolo de comunicación y encuentro.
Hay quienes han desarrollado un "arte de cebar mate" imprimiéndole variantes de su gusto personal. A ese modo de cebar se le han adjudicado significados diversos, algunos con toque humorístico.
Mira éste post dónde te contamos más sobre la simbología de las formas de cebar el mate.
Parece que antiguamente, cuando nació la costumbre de tomar mate, era difícil comunicarse con apertura y libertad. Por esta razón cuando había interés de una persona hacia otra era a través de las formas del mate que se expresaban las emociones y el ... Ler mais
O Mate é uma infusão de origem sul-americana, muito popular na Argentina, Uruguai, Paraguai e no Brasil, mas também se bebe em outros países como por exemplo Líbano e Síria. Imigrantes originários destes países na Argentina, quando regressaram levaram consigo a tradição. A Síria é hoje em dia o primeiro país importador de erva-mate.
Mas foram os Guaranis, povo originário da América do Sul, os primeiros em consumir as folhas desta planta para infusão. O nome científico da planta é Ilex Paraguarensis e hoje em dia cultiva-se principalmente no Sul do Brasil, no Paraguai e no Norte da Argentina.
Para ... Ler mais
“Mate” é também a designação do recipiente onde vamos beber a infusão com o mesmo nome. Existem Mates de muitos materiais: cerâmica, madeira e até silicone. Mas, se queremos apontar ao mais tradicional, vamos escolher o Mate de cabaça. Sim, cabaça, de origem vegetal. Estes Mates são vendidos já com um processo de preparação feito, cortados da planta, limpos e lustrados, mas é ainda preciso curá-los para assegurar que o sabor da infusão não é afetado. Ou seja, é necessário criar uma crosta que permita bloquear a humidade do interior do Mate para que as suas paredes não se molhem ... Ler mais