Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação. Para saber o que são cookies e como são usadas neste site, por favor, leia a nossa Política de Privacidade. Ao fechar esta mensagem, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Desde os seus primeiros passos, o projeto Cebate destacou-se como um farol na promoção da Cultura do Mate. Ao longo dos dois primeiros anos de sua existência, empenhamo-nos incansavelmente em fortalecer os laços que unem apreciadores dessa tradição milenar. O que nos diferencia, e o que faz do Cebate uma iniciativa única, é o compromisso inabalável com a organização e participação em eventos culturais, estabelecendo-se como uma voz ressonante no cenário nacional e além-fronteiras.

Nesta página, partilharemos algumas das experiências marcantes vivenciadas durante esse período, desde participações em feiras nacionais até apresentações de livros e a promoção de um filme uruguaio, reforçando nosso papel como catalisadores da riqueza da Cultura do Mate em Portugal.

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

2024

Feira Cultural Latino-Americana - 5 de Maio - Fábrica Braço de Prata

A Feira Cultural Latina está a crescer cada vez mais. A Cebate também participou na edição de maio e foi um sucesso total. Se estiver em Lisboa, não deve perder a próxima. Todos os primeiros domingos do mês, entrada livre!

Organização: Fábrica Braço de Prata


●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

Feira Cultural Latino-Americana - 7 de Abril - Fábrica Braço de Prata

Estivemos novamente na Feira, um evento de Visibilidade e Iniciativa Comunitária Intercultural que celebra a diversidade e a riqueza da cultura latino-americana. Um dia repleto de diversão e aprendizado no maior e mais bonito espaço cultural de Lisboa, a Fábrica Braço de Prata. 

A partir desta edição, a Cebate é sponsor residente da Feira e teremos algumas surpresas.

Organização: Fábrica Braço de Prata

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●
Feira Cultural Latino-Americana - 3 de Março - Fábrica Braço de Prata

Mais uma edição da feira teve lugar no início de março, inaugurando assim uma data fixa para um evento que está a ganhar cada vez mais visitantes. A partir de agora, esta maravilhosa feira realizar-se-á todos os primeiros domingos do mês. A Cebate esteve presente com um stand completo dos nossos melhores produtos.

Organização: Menjunje Production


●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●
●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

 

2023

Fórum Popular - 23 de Dezembro - Fábrica Braço de Prata

Cebate participou com um stand na primeira edição desta feira latino-americana.

Uma experiência única de comida, arte, música e poesia, onde mais de 10 países se juntaram para celebrar as suas culturas numa atmosfera cheia de energia positiva e desfrutar de uma experiência única.

As fotos mostram o desempenho de uma corda de tambor típica do Uruguai.

Organização: Menjunje Production

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●


Tortu Fest Lisboa - Programa de Rádio Aberto - 25 de Novembro

Cebate apresentou a TortuFest, um programa de rádio aberto conduzido por Tata Benavidez que contou com a participação de vários convidados culturais sul-americanos residentes em Lisboa.

Proyecto: DJ Guillotina Cumbiera. Promueven la Cultura de América Latina en Lisboa a través de la Cumbia y re-significarla. Habló: Nicolás / Entrevista y Música.

Proyecto: La Orillera. Práctica de Tango en Lisboa. Habló: Irene / Entrevista

Primera Mini Cuerda de Tambores en Lisboa. Habló: Santiago / Entrevista y Música.

Florencia Soprano - Entrevista. Cantante lírica uruguaya residente en Portugal. Integrante de varios proyectos, ópera, finalista de Got Talent Portugal.

Organização: Cebate, Se te Eskapó la Tortuga y Onda del Plata Radio.

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

BAZAR DIPLOMÁTICO - Novembro 3 e 4 - Centro de Congressos de Lisboa

Cebate participou com um stand da 38 edição do Bazar Internacional do Corpo Diplomático, um evento solidário a favor de instituições que apoiam jovens em risco. O Bazar Diplomático é um evento promovido pela Associação das Famílias dos Diplomatas Portugueses.

Contou com o patrocínio da Primeira-dama e com a participação de um grande número de Embaixadas acreditadas em Portugal, das Ilhas e de uma série de empresas portuguesas que aproveitam esta oportunidade para se associarem a uma causa justa.

Organização: Associação das Famílias dos Diplomatas Portugueses

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

Feira de Empregabilidade & Empreendedorismo Migrante - 13 e 14 de Outubro - Mercado de Culturas (Lisboa)

Cebate participou nesta Feira que fortalece o empreendedorismo migrante.

O objetivo da Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo Migrante é fortalecer o empreendedorismo migrante e refugiado dentro da sociedade portuguesa, oferecendo mecanismos de motivação para os empreendedores através de apoios; divulgação; promoção, gestão empresarial fundamental para a criação de um negócio; rede de contactos e oportunidades de investimento/financiamento.

E, por outro lado, estimular a cultura do empreendedorismo nos migrantes e refugiados residentes em Portugal, como meio de sustentação financeira, de desenvolvimento sócio-económico e de inclusão na sociedade.

Texto: lusoculturas.org

Foram muitos stands de gastronomia, artesanato e serviços.

Organização: Associação Lusofonia Cultura e Cidadania, Empreendedores Latinos em Portugal eFreguesía de Arroios.

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

 IV Mercado da América Latina - 22, 23 e 24 de Setembro - FIARTIL (Estoril)

Cebate participou no V Mercado da América Latina, a festa que celebra a integração e a inclusão.

O objetivo do Mercado da América Latina é dar a conhecer estes países, através das artes plásticas, da gastronomia, do artesanato, da música e da dança, aproximando as comunidades latino-americanas dos portugueses. Promovendo pequenos empresários migrantes a testarem ou consolidarem os seus projetos, valorizando a economia e o empreendedorismo latino-americano em Portugal.

Cebate patrocinou as seguintes actividades:

· Atuação do Duo Ibero-Americano: A soprano Florencia Rivero e o guitarrista Joao Ferreira.

· “Como preparar um Mate” - Workshop com degustação. - Cebate e Karla Johan, Sommelier de Mate

Foram 90 stands de gastronomia, artesanato e artes plásticas, restaurantes, e além disso palcos de música e dança.

E para fechar uma experiência tão bonita, o nosso stand foi eleito a melhor stand de artesanato do Mercado pelo voto das pessoas que foram ao evento.

Obrigado a todos os que nos escolheram!

Organização:Casa da América Latina (CAL), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio das embaixadas latino-americanas.

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

Conversa Temática sobre "O Mate" com Javier Ricca

13 de Julio - Fábrica Braço de Prata

Cebate apresento uma conversa com o escritor uruguaio Javier Ricca, que publicou vários livros sobre o Mate.

Javier Ricca, nascido em Paysandú em 1967, ganhou destaque literário ao publicar "El Mate no Uruguai" em 2002. Desde então, sua trajetória tem sido marcada por uma sólida atuação como consultor, ensaísta e colunista, especialmente no âmbito do patrimônio imaterial e das tradições rurais. Em 2008, explorou o gênero do romance histórico com "La intriga del Ayuí. El éxodo del pueblo oriental" (A intriga do Ayuí. O êxodo do povo oriental), uma obra que nos conduz a uma profunda reflexão sobre os variados caminhos do mate. Ricca revela as complexidades do quotidiano do mate, cuja compreensão de suas origens e impacto cultural no sul do continente americano tem sido constantemente conspirada.

Na nossa loja temos três dos seus títulos: 

"El Mate cuenta sus Secretos" (para crianças), "El Mate: Historia, Secretos y Otras Hierbas de una Pasión Rioplatense" y "El Mate: Los secretos de la infusión". 

 

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

2022
Cebate apresentou: MATEÍNA, em Lisboa

Um filme de Pablo Adbala e Joaquin Peñagaricano - Uruguai / 2021 / FIC / 82

Mostra de Cinema da América Latina - 18 de Dezembro no Cinema São Jorge

Comédia ambientada no futuro, este "road-movie" protagonizado por dois contrabandistas de erva-mate, planta proibida pelo Governo, narra os périplos da sua viagem Uruguai-Paraguai e a forma inusitada como chegam à figura de heróis.

· Trailer Mateína ·

Foi a 13ª edição da Mostra de Cinema da América Latina de Lisboa.

Esta estreia cinematográfica foi possível pela parceria de Cebate e a Casa de América Latina, a gentileza da produção de Mateína e o apoio da Embaixada do Uruguai em Lisboa.

Cebate tem os direitos exclusivos de reprodução de Mateína em Portugal. 

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

V Mercado da América Latina - 23, 24 e 25 de Setembro FIARTIL (Estoril)

Cebate participou pela primeira vez no V Mercado da América Latina, uma feira de integração e a inclusão.

O objetivo do Mercado da América Latina é dar a conhecer estes países, através das artes plásticas, da gastronomia, do artesanato, da música e da dança, aproximando as comunidades latino-americanas dos portugueses. Promovendo pequenos empresários migrantes a testarem ou consolidarem os seus projetos, valorizando a economia e o empreendedorismo latino-americano em Portugal.

Cebate patrocinou a seguinte actividade:

Apresentação "El Libro de la Yerba Mate" de Karla Johan. Conversa com demonstração.

O livro que ensina-nos a beber mate, através da prova de Yerba e percorrendo o passo a passo da cerimônia de Cebar. Propriedades, história, lendas, elaboração e harmonização desta infusão que forma parte da cultura da América do Sul. O livro fica disponível para venda em nossa loja. 

Clique AQUI para aceder ao livro na nossa loja. 

Foram 80 stands de gastronomia, artesanato e artes plásticas.

Organização: Casa da América Latina (CAL), em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e com o apoio das embaixadas latino-americanas.

●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●●

Moga Festival- 1 ao 5 de Junho - Praia de Costa de Caparica (Setúbal)

Cebate participou do Moga Festival com un Stand de Productos em parceria com Ecolonco Shop (loja ecológica em Lisboa).