Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação. Para saber o que são cookies e como são usadas neste site, por favor, leia a nossa Política de Privacidade. Ao fechar esta mensagem, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Cuidados a Ter com o teu Mate

Cuidados a Ter com o teu Mate

Comentário: 0

O Mate é uma infusão de origem sul-americana, muito popular na Argentina, Uruguai, Paraguai e no Brasil, mas também se bebe em outros países como por exemplo Líbano e Síria. Imigrantes originários destes países na Argentina, quando regressaram levaram consigo a tradição. A Síria é hoje em dia o primeiro país importador de erva-mate.


Mas foram os Guaranis, povo originário da América do Sul, os primeiros em consumir as folhas desta planta para infusão. O nome científico da planta é Ilex Paraguarensis e hoje em dia cultiva-se principalmente no Sul do Brasil, no Paraguai e no Norte da Argentina. 


Para bebe-lo precisas de erva-mate, água quente, um Mate ( ou um copo) e uma bombilla (que funciona como palhinha) são os elementos necessários para a sua preparação. Consulta o nosso artigo “Como se prepara um Mate?” para seguires o processo passo a passo. 


Como o Mate tem uma origem vegetal (é uma cabaça) para mantê-lo vais precisar de ter alguns cuidados: 


Cuidados a ter

Ao finalizar, não esqueças de esvaziar o Mate.
Enxaguar com abundante água e deixar secar. Podes pôr um guardanapo de papel para que absorva a humidade mas não deixes o Mate virado para baixo, pois pode gerar fungos
Depois de cada toma enxaguar a Bombilla. Recomendamos uma vez por mês fazer uma limpeza profunda do interior da Bombilla com escovas especiais.

 

O sabor tradicional é amargo intenso mas também também podes experimentar com sabores

Mate com Sabores. 


Gengibre, Laranja e Toranja são as variedades que oferecemos na Cebate, mas também podes fazer em casa. De facto, as ervas aromatizadas podem ser utilizadas tanto para o mate amargo quanto para o doce ou até para o Tereré. Além disso, estimulam um dos sentidos mais importantes na hora de saborear um mate: o olfato.

Mate com Mel e Limão: Adiciona uma colher de mel e algumas raspas de limão à água, vai acrescentar um sabor cítrico, forte em vitamina C e o mel um sabor doce natural.

Mate com Gengibre: Corta umas rodelas de gengibre e coloca-as na água quente. Vais notar um sabor mais picante e forte. O Gengibre tem propriedades antissépticas ao mesmo tempo que facilita a digestão e promove a circulação sanguínea.

Mate com Ervas: Hortelã, menta piperina ou cidreira são uma boa opção para quebrar a rotina, darão um gostinho fresco sem desvirtuar o amargo típico da erva-mate.


Se quiseres saber mais sobre os benefícios do mate para a saúde, aconselhamos consultar o nosso Blog. 

Fica atento que vêm aí mais novidades, 


Equipa Cebate 

Em: Artigos

Comentários

Deixe o seu comentário