Este site utiliza cookies para lhe garantir uma melhor experiência de navegação. Para saber o que são cookies e como são usadas neste site, por favor, leia a nossa Política de Privacidade. Ao fechar esta mensagem, concorda com o seu uso neste dispositivo, de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Preparar um Mate Perfeito

Preparar um Mate Perfeito

Comentário: 0

A preparação do Mate é um ponto essencial nesta prática, já que a intensidade do seu sabor dependerá de um processo bem feito.

Para começar, temos de identificar os elementos necessários:

– Erva-mate: É o nome da erva que caracteriza esta bebida. O nome científico é Ilex Paraguariensis e é originária do Paraguai. 

– Água quente: A água tem de estar muito quente, mas não a ferver, pois pode queimar a erva. Para conservar a água a uma temperatura perfeita por mais tempo e prolongar a sua toma, sugere-se a utilização de um Termo. 

– Bombilla: É a “palhinha” usada para beber e filtrar o pó e os palitos da erva seca. 

– Mate: é o “copo” que utilizamos para beber. Hoje em dia já se utilizam de diferentes materiais, como cerâmica, madeira ou até silicone, mas o Mate original é de origem vegetal: uma cabaça seca e preparada especialmente. 

Agora, sim, conhece as dicas que temos para ti e torna-te um especialista em breve, basta que sigas as nossas orientações:

1. Aquece a água a 80 ºC aproximadamente (não ferver).
2. Recheia três quartos da capacidade do Mate com erva.
3. Tapa, com as mãos, a boca do Mate e inclina-o para que a erva fique a 45º.
4. Na parte inferior, coloca água morna e deixa repousar até ser absorvida.
5. Tapa a boca da Bombilla com o dedo polegar e coloca a parte do filtro no fim da inclinação.
6. Faz pressão efeito alavanca [JR1] com o resto da mão para endireitar a Bombilla.[JR2] 
7. Coloca água quente ao redor da Bombilla e começa a saborear.

É muito importante tentar manter sempre a parte de cima do Mate com erva seca; isto ajudará a manter o sabor forte.

Ao finalizar, não esqueças de esvaziar o Mate, enxaguar com abundante água e deixar secar. Assim, conservarás o Mate em condições para a próxima toma.

Se ainda tiveres dúvidas, não hesites em visitar a nossa loja para conversarmos sobre este e outros assuntos relacionados com o “Ritual do Mate”.

Em: Artigos

Comentários

Deixe o seu comentário