O Mate: A infusão saudável
POR QUE O MATE É A BEBIDA DESPORTIVA POR EXCÊLENCIA? É MELHOR DO QUE O CAFÉ E AS BEBIDAS ENERGÉTICAS?
por Max Ortiz Barrán
Boas! Como estão? à maltinha do Uruguai, e amigos sul-americanos espalhados pelo mundo e especialmente às pessoas de Portugal, hoje quero falar-lhes de “alguém” muito próximo para nós os sul-americanos independentemente de onde se encontre, nosso nobre companheiro, aquele que não nos abandona, esse que sempre esteve e estará nas boas e nas más: O MATE!
Mas antes de entrarmos em cena, e contar-lhes porque eu acho que a erva-mate é a melhor bebida para aqueles que praticam desporto, eu quero dizer quem sou eu e porque é que eu estou a escrever neste blog:
O meu nome é Maximiliano, mas podem chamar-me "Max" sou um "Gurí" (rapaz) uruguaio que a vida o trouxe a este formoso país, Portugal. Além de ser latino, imigrante e torcedor de Peñarol, sou Personal Trainer e dedico-me a divulgar informações sobre o fitness, e a tudo isto há que acrescentar que sou um "Matero de lei".
É por isso que estou a escrever neste blog em particular, porque eu quero combinar essas duas paixões: o mate e o treinamento (e sim, vão combinar bem ).
Além disso, quero dizer-lhes que este post, terá um sabor especial porque estou a escrever num blog que não é o meu, um blog bonito que pertenece aos meus amigos, que desde um tempo para cá têm sido os meus "deuses", os "Deuses do Mate" e da erva, aqueles que ouviram as minhas preces quando fico sem, são eles que rapidamente, enviam-me o que eu preciso, estou a falar obviamente da Maite e Cláudio, de Cebate. Sem o mate deles sería, sem dúvida, muito mais complicado escrever este blog. E é incrível, o quão próximo à minha terra eu me sinto graças a eles.
É por isso que esta entrada vai com um sabor especial, além do sabor amargo do mate, claro.
Então sem mais demora.
5 RAZÕES PELAS QUAIS O MATE É A BEBIDA DESPORTIVA POR EXCELÊNCIA:
Aumenta a nossa energia, e estado de alerta mental
Ao conter metilxantinas (difícil de pronunciar, não?), substâncias que têm um efeito estimulante sobre o nosso organismo proporciona-nos energia de maneira constante, e a diferença de outras bebidas estimulantes como o café ou as bebidas energéticas, é uma estimulação gentil, que vai aumentando paulatinamente com cada ingestão, sem gerar nervosismo, ou um pico de energia e consequentemente a descida posterior.
Aumenta as contrações musculares
Ao beber mate os nossos neurônios começam a trocar sinais entre si mais rapidamente, isto é devido ao tipo de cafeína que possui, o mate afeta a musculatura e faz que esta gere mais contrações, desta forma facilita o treinamento de força cujo objetivo é baseado em contrair o músculo até fadiga-lo.
Se temos uma bebida que gera mais contrações musculares e uma atividade cujo objetivo é contrair a musculatura em busca de hipertrofia, força ou potência: BINGO! como diriam os nossos amigos portugueses: "Como anel ao dedo".
Melhora a nossa tolerância ao exercício e a posterior recuperação
Um estudo publicado em 2016 demonstra que o mate melhora a taxa de recuperação da força isométrica durante o primeiro dia após o exercício excêntrico (fase "negativa" onde o músculo estica).
O estudo mostra que após as primeiras 24 horas as melhorias na recuperação muscular promovidas pelo mate também são notáveis.
Pois parece também que o mate possui um efeito positivo sobre a capacidade para o exercício prolongado, a melhor execução no desporto e a posterior recuperação.
Além disso, alguns estudos têm sugerido que a cafeína no mate pode retardar a acumulação de ácido láctico durante o exercício, melhorando a capacidade do corpo para usar o oxigênio de forma eficiente. Isto pode levar a uma melhor tolerância ao exercício e uma diminuição da sensação de ardor muscular associada com o ácido láctico.
Ajuda a emagrecer
O mate ao contrário de outras bebidas energéticas contém menos açúcar adicionado, além de trazer saciedade e ajudar-nos a reduzir a fome, sendo estimulante gera um efeito termogênico que faz com que nosso organismo queime mais calorias do que o habitual.
Por outro lado um estudo revelou que o mate aumenta o GPL-1, uma substância que se encontra na via metabólica do Glucagon (a hormona menos famosa do pâncreas do que a insulina regula a glucose no sangue, mas libertando-a em vez de remover-a).
Para queimarmos gordura, o nosso corpo tem de remover a gordura corporal dos armazéns e depois oxida-a através da mitocôndria da nossa célula. Se o glucagon é ativado (como acontece com o GPL-1) esse "caminho" está livre para poder queimar gordura, ao contrário de quando a insulina encontra-se no sangue.
É por isso que além de saciar e não conter açúcares adicionados o mate aumenta a percentagem de queima de gordura no nosso corpo.
Recomenda-se consumir mate antes de fazer qualquer exercício se queremos priorizar a queima de gordura.
Se decides tomar mate sem fazer exercício, podes obter este benefício simplesmente pelo efeito termogênico e saciante, mas não será o mesmo que se o acompanha com exercício, obviamente.
Não aumenta a nossa frequência cardíaca.
Estranho não? um energizante que não aumenta o trabalho do nosso coração?
Ao contrário do café, o mate (segundo este estudo Cientifico) mantém a frequência cardíaca, de modo que podemos obter os benefícios estimulantes sem comprometer a nossa saúde cardiovascular.
MATE VS CAFÉ VS BEBIDA ENERGÉTICA
Desde tempos imemoriais foi falado do café como a bebida energizante por excelência, nos últimos anos o mundo ultradesenvolvido e hiperconectado em que vivemos com a sua ferramenta por excelência (a publicidade) posicionaram as bebidas energéticas como uma alternativa para as bebidas como o café, mas, que lugar tem o mate nesta conversa? Vamos descobrir:
MATE VS CAFÉ:
Mate e café partilham semelhanças em termos de ser estimulantes naturais devido à cafeína. No entanto, o mate geralmente contém menos cafeína por porção do que uma chávena de café.
A cafeína do café tende a causar um aumento rápido da energia e, em seguida, uma queda, enquanto a cafeína no mate muitas vezes fornece energia sustentada sem a mesma sensação de nervosismo.
MATE VS BEBIDAS ENERGÉTICAS:
Ao contrário das bebidas energéticas comerciais, que muitas vezes contêm altas quantidades de cafeína e açúcares adicionados, o mate é uma fonte de cafeína natural e menos processado.
As bebidas energéticas podem provocar picos de energia seguidos de quedas, e seu alto teor de açúcar e outros ingredientes pode ter efeitos negativos na saúde.
EM CONCLUÇÃO:
Nosso caro mate é uma bebida com benefícios potenciais para a saúde devido ao seu conteúdo de antioxidantes, polifenóis, aminoácidos e micro-nutrientes.
A sua ingestão regular permite-nos não só produzir mais física e intelectualmente devido à sua cafeína natural, mas também ajuda-nos a melhorar a nossa saúde melhorando o nosso sistema imunitário, desinflando o nosso organismo e prevenindo doenças.
Com isto quero dizer que temos que beber 3 litros de mate por dia? NÃO, como tudo nesta vida, consumi-lo com moderação é benéfico para a saúde, neste sentido vou dar-lhe duas dicas de "Matero especialista" (sim! especialista, este servidor toma mate há 16 anos):
1 - tenha cuidado com a temperatura da água.
2 - não tomar mais de 1 litro por dia (se estás a começar a beber).
Então? Bebes mate? Que benefícios consideras que traz? há algum benefício que não conhecias?
Nós lemos lá embaixo!
Um agradecimento especial a Maite e Claudio, não só por me permitirem o espaço mas pelo trabalho que fazem todos os dias, aproximando o mate a estas terras, divulgando a nossa cultura e além disso estar a fazer-nos sentir mais próximos das nossas raízes.
Max.
MAXIMILIANO ORTIZ
CERTIFIED PERSONAL FITNESS TRAINER - IFBB-C/32790
INST. DE MUSCULACION Y ENTRENADOR PERSONAL -
Comentários
Deixe o seu comentário